segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Acre existe? E Cruzeiro do Sul?

"O Acre existe?" foi a pergunta -piada que mais ouvi quando comuniquei que iria morar no estado. Ainda me perguntam, e vejo como ainda existe brincadeira por conta disso. Mas, se o Acre não existe, o que dizer de Cruzeiro do Sul, a cidade localizada no ponto mais ocidental do Brasil, lá onde o vento, literalmente, faz a curva? Existe sim, e como...
Cheguei à cidade no final de janeiro de 2014, e me surpreendi absurdamente. Cruzeiro do Sul é a segunda cidade mais importante do Acre, ficando atrás apenas da capital, Rio Branco, com cerca de 75 mil habitantes. Uma cidade localizada no meio da selva amazônica, literalmente, com uma urbanização crescente, comércio bem desenvolvido e pessoas de muitos lugares do Brasil, além dos cruzeirenses, claro. Rostos, sotaques e culturas que se misturam, uma terra próspera para mão de obra qualificada. Lugar de contrastes sensacionais; em um mesmo ângulo, é possível apreciar a floresta a perder de vista e a cidade em desenvolvimento. Histórias de vida incríveis, de gente que quer vencer na vida. 
Tenho muita coisa para contar. Acompanhe, e descobrirá que existe um paraíso perdido por aqui, como declarou Euclides da Cunha em suas andanças pelo Acre.